sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpiadas e Quatro Marcos....

Voces devem estar pensando.: o que tem a ver Quatro Marcos com Olimpiadas ? Claro que tem...hehehehehehehe
Quem não se lembra do Professor Tide? Da professora Rosa? Que vem a ser os pais da Dra.Alessandra Junqueira, odontóloga aqui da cidade? Pois é...

Lá pelo inicio dos anos 80 o Tide resolveu montar uma equipe de Atletismo em Quatro Marcos... uma época de muita luta pra ele. Eu me lembro que todo dia à tarde seus alunos passavam correndo em frente meu laboratório, dando volta nos quarteirões, como exercício preparatório... Me lembro da Cidinha, filha de Quatro Marcos, minha vizinha (a mãe dela mora aqui até hoje), fazendo o seu Cooper naquela rua de terra, empoeirada...


Aqui a turma do Tide correndo/treinando nas ruas de terra.....




Tide um dia me disse: ainda vou colocar um menino desses na Seleção Brasileira... Eu pensava (já disse isso pra ele e até em praça pública...) :

"Que idealismo !!! Como conseguir isso ? Desse jeito... sem apoio algum..."

Mas ele e a Rosa eram insistentes...e como na época eu vivia metido em Lions, Clube Social, etc... achei que deveria ajudá-lo de algum modo. Fizemos muitas promoções juntos (desfiles, bailes, jantares, etc...). Ele se virava como cozinheiro, ajudando Dna Dulce - mãe da Creusa - na cozinha (fazia um escaldado da melhor qualidade...pra rebater a ressaca...hehehehehe), bebendo cerveja empedrada pra não perder dinheiro... já que não iríamos conseguir vendê-las... Grande Tide !!! Bons tempos...

Quanta dificuldade ele enfrentou por aqui !!!! Puxa vida !!!! Às vezes conseguia um dinheirinho da Prefeitura (com alguns atletas recebendo ajuda de custos.....mas só depois que a equipe começou a ganhar). tinha que fazer rifa pra galera viajar...

Só que ele entendia do assunto e a turma de Quatro Marcos passou a ganhar tudo: a Leila... o Bi... a Cidinha... Depois o Nelson, que era do Paraná, veio pra cá treinar com ele, casou com a filha do Zé Maria da Hidréulica (com "e" mesmo), etc...

E as Olimpíadas ? Bem, olhem bem onde foi parar a mocinha que corria na terra em frente meu laboratório...


Ela está sentada aí na frente com o par de tenis na mão, junto com seus colegas atletas e os Professores Soró e Gildásio ( "Ô Sudário !!!! Hehehehehehe....). Depois vou pegar o nome desse pessoal todo. Esta foto é de 1986... uma competição em Cáceres-MT. Esta foto foi cedida pela Marley, que está logo acima da Cidinha....
E agora.... de maiô azul... 10 anos depois da foto acima... 1996



Junto com o Xuxa, Virna, Vanderlei Cordeiro, Sandra Pires, Roberto Carlos, Daniel Glomb, Marcio Ravelli, Alessandra, André Giovanini e Adhemar Ferreira da Silva, medalista de ouro no salto triplo, mesma modalidade dela... foi pra Atlanta... não ganhou... mas importa o quê ?

Promessa cumprida... esforço coroado... mais uma vez parabéns !!!!

Ontem, eu fui convidado pra comer um peixe na casa da Creusa e me encontrei por lá com o Hélio Landim, o Claudiney (DAE) e sua esposa Patrícia. Estavamos comentando sobre as Olimpiadas e falamos sobre a Cidinha. A Patrícia, hoje mesmo, me trouxe algumas fotos. Uma delas é essa que coloquei ali em cima. Pegou com a Marley....
O Claudiney me ajudou a achar em que mes havia saído este numero da Veja e hoje consegui achar o exemplar.

A tristeza que tenho é que a Cidinha andou "esquecida" por aqui... Acho que até hoje, ela recebeu apenas uma homenagem (que eu me lembre) por todo este esforço... Foi em uma festa da APAE, na praça, nem me lembro quando. A professora Hilda me convidou pra fazer uma homenagem a ela. Pra voces verem, qdo desci do palco, muitos chegaram em mim e disseram:

"Pô cara!!! Nem sabia que Quatro Marcos tinha colocado uma atleta em Olimpíada"

E acho que até hoje, tem muita gente que ainda não sabe... infelizmente !!!!

Valeu Claudiney/Patrícia e Marley...!!!!!

PS.: Ô Marcelão !!! Tá vendo porque eu acho que vocês vão colocar um moleque desse da Energia Olímpica pra "brigar" por medalha em 2016 ?


Gilson Coimbra

7 comentários:

  1. Será, Gilsão? Tomara. A molecada é talentosa e determinada (tá na alma do brasileiro). Porém, como vc bem sabe, o objetivo principal é outro... É a Olimpíada da vida.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim Marcelão !!!! É só olhar pra carinha deles.... O primeiro grande objetivo voces já alcançaram...já incluiram os pequenos
    Mas não custa sonhar com esse outro. Afinal, nossas maiores estrelas, quase sempre sairam do nada...
    Valeu pelo comentário.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Oi tio Gilson! Realmente muitas pessoas nem imaginam que uma atleta de Quatro Marcos chegou onde muitos atletas sonham. Que as crianças olhem para essas fotos e vejam que com muito trabalho e dedicação é possível chegar onde quiser. Sonhar é o primeiro passo =). Também concordo que a Cidinha e todas as pessoas que a ajudaram merecem um reconhecimento maior pelo feito.

    ResponderExcluir
  4. nunca soube desta história, e ela mora em 4 Marcos ainda? faz o q? poxa q história maravilhosa e q cidade sem memoria hein, q será q desta cidade qdo vc não estiver mais aqui??? e tbem penso como uma pessoa como vc tão envolvida com o desenvolvimento social e cultural desta cidade anos atrás, hj está tão afastado de tudo ??? ou só é uma impressão minha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mora não Joisi... Nem sei onde ela mora hoje... Mas nunca deram muita importância pra ela....ou desconhecem essa história. Pelo menos eu acho isso.
      Com relação à memória, acho que estou ajudando um pouco, incentivando as pessoas postarem fotos antigas no Face.. Pode ver que a galera está se "soltando"... hehehehe
      Quanto a estar afastado, não é impressão sua não, é real.Estou meio "recolhido" mesmo... hehehehehe
      Obrigado pelas palavras e pela força....

      Excluir
    2. Quando a Cidinha saiu de Quatro Marcos foi para Presidente Prudente local que estava na época de Atlanta, depois ela casou com o também atleta Olimpico Vicente Lenilson (medalha de prata no revezamento 4x100 m) ele era da equipe do Jaiminho....acredito que estão pelo interior de São Paulo... o atletismo representou bem o municipio, assim como o basquete nos anos 80 e o volei com a professora Rosa....e naquela época tudo era improvisado na escola Marechal Rondon....hoje temos quadras cobertas uma pista oficial...e não temos equipes a altura para competições....mais não é facil mesmo o compromisso é pesado, o jogo é bruto. Obrigada Dr. Gilson por não deixar a história se perder no tempo...VALEU

      Excluir
  5. eu tive o prazer de conhecer a Cidinha e ficar sabendo dessa linda história de amor e dedicação ao esporte.
    Na verdade existe muitas historias em Quatro Marcos que o povo desconhece... pessoal das antigas que fizeram a cidade crescer que caíram no esquecimento, uns porque nao gostavam de aparecer e sim de fazer, e outros porque a memoria do povo é curta.
    e quem ganha nome de rua, estagios etc sao pessoas "recem chegadas" na cidade.. enquanto bravos homens que ajudaram a cidade a crescer e a pessoas como Tide, Rosa e Cidinha ficam no esqucimento ao inves de ganhar uma singela homenagem da cidade
    Gilson parabens pela reportagem... voce deveria contar um pouco mais da historia dessa cidade para a juventude

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!